Alocasia Amazônica

Nome comum: Alocasia


Dentro deste gênero há muitas espécies de plantas com folhas de uma verdadeira escala considerável, mas também existem outras variedades menores, que são adequados para cultivo no interior de nossas casas.
O Alocasia amazonica é uma espécie que pelo seu tamanho pequeno, (se plantadas em vasos) e grande valor decorativo, é considerado um dos melhores para se adaptar perfeitamente à vida em ambientes fechados.

Tem belas grandes folhas em forma de seta, verde metálico brilhante intenso, com grandes nervuras em prata e branco.

A parte inferior das folhas é roxa e os pecíolos são cerca de 30 a 40 cm. de comprimento. Tal como o resto desta família tem necessidade de muita umidade. O substrato deve se manter sempre com alguma umidade com regas regulares, especialmente durante os períodos de calor, e um pouco menos no inverno.
É importante proporcionar uma elevada umidade, ela deve ser colocada em um piso sobre um tabuleiro com seixos úmidos, além de umedecer as folhas no verão isto servirá como um difusor.

As folhas devem ser limpas com frequência para remover poeira ou detritos acumulados. Desta forma, a folha ficará brilhante e evita o entupimento dos poros.

Para limpar basta usar um pano macio ou um pedaço de algodão embebido em água destilada, que é um pouco quente.
Temos que segurar a folha com uma mão enquanto se limpa abaixo do limiar, com cuidado porque correm o risco de se quebrarem pois as folhas são muito grandes e macias.

Não devem ser colocadas diretamente ao sol por muitas horas por dia, pois com isso suas folhas se queimarão, mas sim num lugar com bastante incidência de luz e bem arejado.
No verão, tolera uma temperatura elevada, não superior a 30 ºC , mas no inverno nunca abaixo de 15ºC. Logicamente, que se a temperatura é alta, maior será a umidade que necessitam.

A flor de Alocasia amazonica possui uma fragrância leve e floresce no verão, mas raramente, quando está dentro de casa.

A final do Outono ou no início do inverno pode perder todas as suas folhas, mas renasce na Primavera. Alocasia amazonica é propagada por divisão de rizomas na primavera.



Fonte: Blog y Flores

Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

7 comentários:

Unknown disse...

não entendi onde é colocado os seixo, e para que serve o tabuleiro em cima do piso!!!


grata!!!

Unknown disse...

onde deve ficar os seixos?
na superfície do vaso ou abaixo do tabuleiro?


grata!!!!!

Anônimo disse...

gostava de saber onde se poeem os seixos e para que serve o tabuleiro tambem gostava de saber se e normal ter nas pontas das folhas gotas de agua???

Anônimo disse...

Comprei uma planta dessa e goatria de saber se ela é venenosa?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!!

A Alocásia é uma planta muito tóxica.
Contém cristais de oxalato de cálcio
É capaz de provocar irritação oral, ardor e irritação intensos da boca, lábios e língua, hipersalivação, vómitos e dificuldade de deglutição.

É bom tê-la longe de crianças muito pequenas.

Abraços,

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é normal ter gotas d'agua nas pontas das plantas ? E o porque ocorre isto ?
Obrigado

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!!
Sim, é normal a formação de gotas nas pontas das folhas de certas plantas.
Isso ocorre normalmente à noite, é a transpiração e o excesso de água absorvida pelo vegetal durante o dia que é eliminado pelos hidatódios (aberturas semelhantes aos estômatos que se encontram nas pontas e nas margens das folhas de algumas espécies de plantas).

Espero ter lhe ajudado.

Um abraço.