Petúnia (Petunia integrifolia)







A Petúnia é uma das plantas mais populares e nos oferece muitas variações de formas, cores e tipos.


Origem: África do Sul


Nome científico: Petunia integrifolia


Nome popular: Petunia pendente


Família: Solenaceae

Características: Existem dois tipos: as herbáceas e as pendentes


Herbáceas: As herbáceas não ultrapassam a 40 cm e ao atingirem esta altura passam a ter crescimento lateral o que faz com que elas cubram rapidamente o local onde estão plantadas.

Pendentes: As pendentes possuem hastes longas, suas flores são menores que as herbáceas mas com maior quantidade de flores. São cultivadas em vasos e jardineiras.


Flores: A forma de suas flores é de sino e exalam um perfume muito agradável durante a noite. Seu colorido passa do branco puro para todos os matizes de rosa, carmim, púrpura, roxo e azul.


Floração: As petúnias florescem o ano todo e não precisam de cuidados especiais. Depois de um ano elas atrofiam e se quizer repô-las é bom providenciar novas mudas quando elas começarem a ficar feias.


Híbridos: Entre os híbridos mais populares encontramos a "Grandflora", a "Picotê" e a "Estrela".
A Grandflora é a de maior tamanho, suas pétalas são aveludadas e possuem uma só cor. A Picotê possui a ponta das pétalas picotadas com cores mescladas ou de um só tom. A Estrela possui manchas em suas pétalas que se juntam no centro e no conjunto formam uma estrela de cinco pontas.


Petúnias dobradas: possuem pétalas duplas e crespas, existem em quase todas as cores e também em tons matizados.


Miniaturas: atualmente são encontradas petúnias miniturizadas nas variedades herbáceas e pendentes.


Propagação: As petúnias se propagam por sementes ou estacas. As mudas que compramos no comércio são originárias de sementes importadas, suas flores são maiores, mais coloridas e numerosas, já as vindas de estacas as flores são menores, com o colorido menos intenso e floração menor.


Plantio: Qualquer época do ano. Se quiser plantá-las por sementes prepare a sementeira com terra vegetal enriquecida com farinha de osso e torta de algodão (foi proibida a torta de mamona).
Ao semeá-las, cubra as sementes com uma fina camada de terra pois suas sementes são muito miudinhas. Mantenha a sementeira à sombra e a terra sempre úmida mas, sem encharcar. Quando os brotinhos apresentarem 6 ou 8 folhinhas transplante para o local definido que pode ser um vaso, jardineira ou canteiro.
Uma muda pode ser produzida em 8 a 10 semanas, havendo variações de acordo com as variedades dentro da mesma época do ano. As petúnias são plantas não abrigatórias de dias longos; irão florescer tanto com dias curtos como com dias longos, porém florescerão mais cedo com dias longos. Por ser uma planta moderadamente resistente ao frio, as petúnias podem ser a primeira espécie a ser vendidas no final do inverno, antes das impatiens e begônias


Cultivo: Devem ser cultivadas em pleno sol, mas também podem ser cultivadas em locais a meia sombra desde que tenham bastante iluminação. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem irrigado sem ser encharcado.


Adubação: Dê preferência aos adubos foliares, desses que são diluídos em água e pulverize uma vez por mês ou quando notar que as plantas estão perdendo o viço. Isto deve ser feito à sombra ou quando não houver mais sol.


Pragas: As petúnias são muito resistentes a pragas e doenças principalmente se elas forem bem cuidadas, mas podem ser atacadas por lesmas, fungos e ácaros. Para evitar esse problema é bom pulverizá-las com calda de fumo uma vez por mês (fumo de rolo picado deixado em infusão no álcool por 24 horas e depois misturado com água). Se cultivar Petúnias uma vez vai se apaixonar pois elas retribuem com muito gratidão aos cuidados recebidos, elas são uma alegria constante em nossas vidas.


Fontes: sites diversos


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

7 comentários:

Gente Mal Criad@ disse...

Olá tudo bem? Eu tenho várias Petúnias compradas há pouco tempo, e soube na net que são plantas anuais, gostava de saber como posso então fazer para não as "perder" ao fim de um ano de vida. Afinal o que são as mudas? (sei que é parva a pergunta mas pronto lol) E como é que consigo as sementes das petúnias que tenho? Se conseguisse responder era fantástico, Obrigada.

Laura disse...

Como posso comprar sementes de petunias, que germinem, comprei sementes de várias plantas que não germinaram,agradeço pela atenção,

isabete disse...

Obrigada, estava procurando uma planta para minhas jardineiras, agora ja sei o que plantar beijos e muito agradecida pelas iformaçoes.

Alédes disse...

Amei!!! a materia e estou apaixonada por minhas petunias, adoro plantas, flores de todos os tipos, cultivo todas em vasos por não ter um espaço grande,pinha casa parece uma floresta e vai ficar mais linda com esta lindas petunias.
Obrigada

Valnei Alberton disse...

Pessoal, depois de muito procurar sementes de qualidade eu encontrei neste site: https://www.summerhillseeds.com
São sementes de ótima qualidades com germinação próxima a 100%.

Dr.Paulo disse...

Tenho algumas petúnias bem resistentes. Porem a maioria delas, amanhecem murchas de uma só vez e morrem em poucos dias. O q será?

Anônimo disse...

Comprei recentemente sementes de:
www.sementesmm.com.br
Blz?