Como cultivar um jardim orgânico

Muitos estão se voltando para a jardinagem orgânica, uma prática que dispensa produtos químicos e restabelece a relação natural entre plantas e meio ambiente. Tornar-se orgânico requer compromisso, mas o esforço valerá a pena se você quiser a garantia de que seu jardim será 100% ecologicamente correto.

Primeiro passo


O primeiro passo para um jardim orgânico é descartar de forma segura qualquer produto químico.

Seis regras para a jardinagem orgânica

A premissa de se tornar orgânico é respeitar a vida em todas as suas formas, em vez de dominá-las. Na verdade, a longo prazo, suas plantas ficarão mais resistentes.

  1. Cultive um solo saudável: adicione terra preta e misture material orgânico. Se precisar de ajuda inicial, compre produtos orgânicos para o solo que tenham certificado e esterco do horto local.
  2. Estimule a biodiversidade: cultive muitas espécies diferentes e misture-as.
  3. Alterne culturas: para não comprometer a fertilidade do solo e para reduzir o desenvolvimento de doenças, não cultive as plantas, legumes e verduras no mesmo lugar ano após ano.
  4. Entenda a terra: escolha plantas adequadas ao solo e ao clima característicos de sua região.
  5. Use inseticidas orgânicos para que os predadores naturais de pragas possam sobreviver em seu jardim. Não use substâncias químicas ao primeiro sinal de pragas e tolere um pouco de dano às plantas. Com o tempo, seu jardim vai evoluir para um ecossistema equilibrado.
  6. Aceite que nada é imutável na natureza, que um pouco de descaso é natural e que erros e perdas são inevitáveis para se obter um equilíbrio natural no seu jardim.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: