Como fazer um jardim silvestre

A presença - ou ausência - de vida silvestre no jardim é um indício importante de seu vigor. Rãs são especialmente sensíveis a mudanças no ecossistema; assim, se tiver um lago cheio de rãs, você saberá que está na direção certa em termos ambientais. Dedicando apenas um cantinho de seu jardim a um santuário ecológico, você obterá resultados, além de grande satisfação.

Vida silvestre

  • Evite que seu jardim invada as propriedades vizinhas, podando e aparando ao longo de divisas e cercas.

  • Apare áreas próximas da casa para que animais e insetos não vivam tão perto das pessoas. Ambas as espécies ficarão mais felizes!

  • Tome precauções simples. Por exemplo, quando erguer um objeto que poderia abrigar um animal, levante-o em sua direção, assim o animal escondido pode escapar de você.


Dica

Seringueiras e casuarinas atraem pássaros comedores de sementes, como cacatuas e pintassilgos.

  • Se costuma manter a grama alta, apare um caminho e tenha cuidado quando andar fora dele. Um jardim amigo dos lagartos pode também atrair cobras..

  • Proteja os animais nativos dos domésticos. Se você tem um gato, ponha uma coleira com sino nele para alertar pássaros e outros bichos de sua aproximação. Gatos e cães devem ser mantidos dentro de casa à noite.

BRANCO LEITOSO - após o anoitecer, as flores de cor pálida dos eucaliptos sinalizam sua presença aos insetos voadores noturnos. Elas também atraem pássaros nectarívoros e insetos durante o dia.


ROSA e LARANJA - estas cores anunciam a existência de néctar aos pássaros. Escolha hibiscos de cor rosa. Há muitas justícias com floração alaranjada, assim como as flores do malvisco e do cambará.


VERMELHO - pássaros nectarívoros são atraídos pelo vermelho, embora abelhas e a maioria das borboletas não distingam essa cor. As flores vermelhas que mais atraem pássaros incluem as helicônias e bromélias.


AMARELO e ROXO - estas cores indicam flores ricas em pólen, o que é um atrativo para os insetos. As flores amarelas mais indicadas são as alamandas. Para florações roxas, escolha entre as quaresmeiras e thunbérgias.

Pássaros

Atraia pássaros nativos para seu jardim cultivando uma variedade de plantas nativas. Muitas espécies de pássaros, principalmente quando estão alimentando os filhotes, comem pragas e, dessa maneira, você se beneficiará da visita deles.

Para atrair pássaros nectarívoros, como beija-flores e cambacicas, plante espécies com flores atraentes vermelhas e amarelas, como cambarás, bromélias, malviscos, sálvias e bananeiras.

Construa uma banheira para pássaros. É simples: coloque uma camada de cascalho lavado em um prato raso e adicione água limpa, até a altura de 3 cm. Depois, pendure o prato num galho ou coloque-o num pedestal - qualquer lugar longe de gatos e ratos.

Se você gosta da companhia de pássaros, aprenda a dividir as frutas de seu pomar com eles. Do contrário, na época da colheita, cubra as árvores frutíferas com uma rede.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: