O que é a jardinagem em recipientes?

http://www.mercatuscomunicacao.com.br/melhordosul/wp-content/photos/jardim_2.jpg

Baldes, caixas e botas: vale tudo na jardinagem em recipientes.

Todo objeto que consiga manter uma boa quantidade de solo e de plantas e que possibilite a drenagem de água pode ser utilizado na jardinagem em recipientes.

As
pessoas podem fazer a jardinagem em recipientes por várias razões. Uma delas, obviamente, é levar a natureza para um lugar onde ela normalmente não estaria. A jardinagem em recipientes dá às plantas a chance de se desenvolverem em locais fechados e pode melhorar o ambiente de uma sala, de um deck ou de um pátio. Ela também não está limitada aos locais fechados. Um recipiente bem posicionado pode ser a atração central de um jardim externo. Plantar em recipientes também é uma tarefa muito flexível, sendo fácil trocar os vasos de lugar e experimentar diferentes combinações e posições.

O mais fácil é comprar uma planta de recipiente já preparada nas lojas de jardinagem, então tudo o que se precisa fazer é levar a planta para casa e cuidar dela.

Muitas pessoas utilizam vasos e recipientes comuns que podem ser encontrados em lojas de jardinagem, em materiais variados como terracota, concreto, plástico, metal, madeira, cerâmica ou arame. Mas algumas pessoas usam a criatividade na escolha dos vasos. As plantas podem crescer em latas, pneus, baldes, caixas e até em botas. O tamanho e a cor do recipiente também têm a sua importância. Vasos maiores requerem menos água, o que é bom para as pessoas que não ficam muito tempo em casa, e as cores escuras absorvem o calor e ajudam as plantas a crescer no verão. Recipientes mais aquecidos evaporam a água mais facilmente, então as plantas precisam de mais água em climas quentes.

Lembre-se de que uma das partes mais importantes da jardinagem em recipientes é a drenagem. O recipiente precisa ter um furo na parte de baixo para drenar a água, pois o excesso prejudica a planta. É comum aguar as plantas em pias ou colocar os recipientes em cima de bandejas que coletam a água.

O tipo de planta que se deve escolher depende de onde se deseja colocá-la. Se você deseja mantê-la em um local fechado que não requer muita luz do sol, plantas como samambaias (em inglês), heras ou begônias (em inglês) são boas opções. Plantas que resistem bem ao sol forte como as petúnias, as margaridas, a babosa (em inglês) ou vários tipos de grama funcionam melhor em decks ou em pátios.




Fonte (s): Revista Natureza

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: