Depois do verão, transforma-se o jardim

Pois é, em algumas ocasiões pode até parecer que não temos estações do ano, mas temos sim!

Acabou o outono e já estamos no inverno. Com isso, a vida se modifica. É hora de se recolher, se agasalhar, se esquentar...

No jardim, a sensação de aconchego do outono/inverno pode ser maximizada se contarmos com a luz, aproveitarmos um pouco do moderado calor e privilegiarmos a cor.

Um jardim bem planejado terá arvores com belas copas para criar sombra no verão, mas que também perdem as folhas no inverno para deixar penetrar a luz do sol. Quanto mais fria a região, mais importante a insolação.

Alguns exemplos de árvores de copa que caducam (perdem folhas) no inverno: Flamboyant, Pau-ferro, Jacarandá-mimoso, Sibipiruna, Tipuana e cássias em geral.



Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Flamboyant, Cassia imperial, detalhe da floração e Cassia marginata.

As floradas de outono/inverno e início de primavera desempenham um papel fundamental nesse período de maior "reclusão". A cor é imprescindível nesses dias mais curtos, frios ou feios. A cor traz luz, alegra e, de certa forma, também aquece.

Nesta época, algumas regiões são sinalizadas pela floração de várias espécies de árvores, arbustos, trepadeiras e forrações.

Entre as árvores mais proeminentes estão a Quaresmeira de flores roxas e lilás, a Paineira rosa, o Ipê amarelo, o Ipê rosa e a Eritrina vermelha e coral, para citar algumas. Todas essas possuem folhas que caducam.



Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Quaresmeira, Paneira rosa, Ipê amarelo e Eritrina coral.

Alguns exemplos de arbustos de floração exuberante: azaléas, camélias e magnólias (as duas últimas nas fotos abaixo).



É claro também que, nesta época, colhe-se uma camélia do pé para pôr na mesa ou num vaso. Vai-se até a horta, colhe-se um manjericão e faz-se um belo prato de spaguetti com pomodoro (e manjericão), acompanhado de uma taça de vinho, em torno de uma lareira.






Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Um comentário:

Daniela P Cuevas disse...

O que vc sabe sobre a Eritrina Coral? como retiro as sementes, sabe se ela esta em extinção?
danipastana@gmail.com