Lupino - Lupinus hybridus


Origem: América do Norte

O lupino é uma planta perene, herbácea e florífera. Suas folhas são alternas, com cerca de 9 a 15 folíolos. As inflorescências são longas, cônicas, terminais e eretas, do tipo rácemo. As flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas, vermelhas ou bicolores. Os frutos são pequenas vagens e contêm de 6 a 9 sementes, chamadas tremoços.

Podendo chegar cerca de 1,0 a 1,5 metros de altura, o lupino é uma planta interessante para a composição em renques, maciços ou como plano de fundo em canteiros com plantas menores à frente. Combina com diversos tipos de jardins, dos formais aos mais displicentes. Também pode ser plantado em vasos e jardineiras. A floração ocorre na primavera e verão.

Cuidado: o lupino é considerado planta tóxica e invasiva.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera estiagem. Se dá bem em clima ameno e deve ser feito adubações bimestrais.


Fonte (s): Plantas, Flores e Jardins

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

secco disse...

Olá.
Sou interessado no cultivo de flores, com hobby.
Em viagem à Patagônia conheci a flor Lupinus. Não resisti e comprei algumas sementes. Semeei no interior da Serra Gaúcha e germinaram. Até produziram algumas flores logo no primeiro ano. Agora vi que alguns pés estão melhores que outros e espero que produzam com lá. Porém, apesar de dizer que eram sementes de híbridos, só produziram a cor lilás. Fui compensado pela surpresa de que não é atingido pela geada (comum onde moro). Então pergunto a quem possa me ajudar: como fazer uma boa adubação para que cresçam o máximo e produzam belas flores? E alguém me informa onde posso comprar sementes no Brasil?
Abraço.