Açafrão-da-conchinchina (Curcuma alismatifolia)

  • Nome Científico: Curcuma alismatifolia
  • Nome Popular: Açafrão-da-conchinchina, tulipa-do-sião, tulipa
  • Família: Zingiberaceae
  • Origem: China, Vietnã
  • Ciclo de Vida: Perene

O açafrão-da-conchinchina é uma planta herbácea, de folhagem e floração decorativos. Ela apresenta porte ereto e baixo, alcançando cerca de 40 a 60 cm de altura.

Suas folhas são largas, verdes, lisas e de nervura central marcada e arroxeada. A inflorescência única e terminal, surge no verão e é do tipo espiga.

Ela é sustentada por um longo e rígido escapo floral, acima da folhagem.

As flores são pequenas e liláses e protegidas na parte inferior por brácteas verdes e discretas e na parte superior por vistosas brácteas róseas, brancas, azuladas ou avermelhadas, de acordo com a variedade.

O açafrão-da-conchinchina têm grande potencial como flor-de-corte e como planta envasada.

No entanto ela também pode enriquecer canteiros e maciços, dando um toque de sofisticação e delicadeza. Ela mistura a nobreza de uma tulipa com a graça das plantas tropicais.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Aprecia o clima ameno, mas não tolera geadas.

Multiplica-se por divisão dos rizomas separados após a floração e replantados na primavera.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se posso replantar a curcuma em vaso maiores.
Devo deixar dentro de casa vou na rua.

Caroline Croce disse...

Oi comprei uma e plantei no vaso so que ela tomou um dia de chuva e ficou murcha, ela vai sobrevivier , e quando a flor cair devo cortar as folhas?

Anônimo disse...

Olá meu nome é Raquel, ganhei uma planta desta no dia dos namorados e amei! Porém não estou sabendo cuidar bem dela, estou com medo de trocar de vaso,pois veio em um vaso pequeno e a moça da floricultura disse que tem colocá-la em um vaso maior! Ela também deu umas manchas marrons e no lugar secou! Por favor me ajude e obrigado, parabéns pelo seu blog!

Sonia Oliveira disse...

Olá Raquel, boa tarde!

O Açafrão-da-conchinchina deve ser cultivada sob sol pleno (no inverno até mais ou menos 11:00 hs) ou meia-sombra (no verão) em solo fértil, com boa drenagem, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Gosta muito das regiões de clima ameno, mas não tolera geada.
Pode ser multiplicado dividindo seus rizomas e separados, após a floração e replantados na primavera.

As regas podem ser diárias ou a cada três dias, evitando o excesso de água do solo. Adubação a cada 30 dias com NPK 10-10-10 granulado ou de 20 em 20 dias na formulação líquida, mas suspenda a adubação no Inverno.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

Patricia disse...

Olá, Bom Dia...
Eu comprei o Açafrão-da-conchinchina a uma semana atrás num vaso, não tive tempo de transplantar ela para o jardim, e as flores dela estão murchando e secando, é normal o que eu faço?
abraços!