Violeta-persa (Exacum affine)

Nome Científico: Exacum affine
Nome Popular: Violeta-persa, violeta-da-pérsia,violeta-alemã, violeta-da-pérsia
Família:
Gentianaceae
Divisão:
Angiospermae
Origem: Yemen (Ilha de Socotra)
Ciclo de Vida: BienalPorte: 30 a 60 cm de altura.

Propagação: Multiplica-se por estacas e sementes.

Cuidados: Cultivar sob sol pleno e meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Proteger no verão de sol forte, mas nas outras estações ela cresce melhor sob sol pleno.

Quando as plantas começarem a florir é interessante que estejam na sombra, pois assim irão produzir flores mais escura coloridas. Luz e calor excessivo pode deixar as flores desbotadas.

Flores: Nas cores, azuis, violáceas ou brancas, existem ainda variedades anãs e de flores dobradas e anãs.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

5 comentários:

Dagi disse...

Ganei uma domeu marido . elas estaolindas . Moro em Curitiba e estavos as vezes nessa época a 3 graus. Deixo ovaso na jardineira poismoro em apartamento. Onde seria melhor lugar para ela?poderia por no patio interno do predio? E qdo posso saber a hora de trocar de vaso,pois ela esta aumentando?
Agradeço e aguardo resposta

Dagi disse...

Gostaria de saber se posso deixar a exacum na floreira ,poismoro em apto.
Tanbém gostaria de saber o momento certo de transportá-la pra outro vaso pois está aumentando e o tamanho ideal do vaso. e seu quiser plantar no jardim será q pega e sera q rsiste ao clima de Curitiba? e aflorada se dá de qto em qto tempo?
obrigado
gisele

Sonia Oliveira disse...

Olá Dagi, boa noite.
A violeta-persa normalmente é cultivada em vasos, jardineiras, interiores de residências e até mesmo em canteiros no jardim, salvo em regiões de clima frio. Onde você mora é um clima perfeito para ela.

Ela deve ser cultivada sob sol pleno no Inverno, onde cresce melhor, e meia-sombra no Verão, para evitar que queime as suas folhas e flores. Daí se na sua janela bate o sol da manhã deve deixá-la onde está. Mas quando a planta começar a florir seria interessante que esteja na sombra, pois assim irá produzir flores com o colorido mais escuro. A luz e o calor excessivo podem deixar as flores um pouco desbotadas.
Adube-a com NPK 10-10-10 a cada 30 dias.

Transplante-a para um vaso maior quando sentir que ela já está ficando muito apertada no vaso atual.

Um grande abraço, e um ótimo final de semana

Dagi disse...

ola sonia
muito obrigado por responder minhas duvidas. Então, vou passá-las pra um vaso grande e colocar no jardim a meia sombra e gostaria de colocar malva (flor) nas beiras do vaso. Voce acha que daria certo?
abraço
Gi

Sonia Oliveira disse...

Oi Dagi!

Não terá problema nehum você colocar malvas nas bordas do vaso.
E lembre-se que a manutençao da violeta-persa se resume apenas na sua irrigação e uma adubação leve com NPK 10-10-10 a cada 30 dias, para que floreça em abundância.

Um abraço.