Yucas

São os vulgares Troncos ou Troncos-da-Fortuna que se dividem em algumas dezenas de espécies. São plantas erectas de caules lenhosos dos quais saem (geralmente no terço médio superior) folhas lineares dispostas numa roseta aberta.

Em boas condições ambientais as Yucas desenvolvem-se de forma a atingir uma altura apreciável (acima de 10 metros); em interior o desenvolvimento é muito mais lento. As plantas desta espécie que geralmente se utilizam no interior das casas possuem um caule curto, castanho, de textura rugosa com um a três conjuntos de folhas lineares e coriáceas.


Quando no exterior originam, no centro da roseta das folhas, panículas de flores com um comprimento que pode ser superior a meio metro. Cada panícula é composta por muitas flores brancas com laivos de violeta, em campânula ou forma de sino mais ou menos redondo, até 10 cm de diâmetro. A manutenção destas plantas nas condições do interior das casas geralmente não permite o desenvolvimento de flores.

Y. aloifolia:
Forma um único tronco, geralmente sem ramificações, que num vaso ou num recipiente grande pode desenvolver-se até cerca de 1 metro de comprimento de tronco e 5 cm de diâmetro. A localização das folhas é a descrita tendo uma coloração verde azulada escura, por vezes com mais de 60 cm de comprimento, e margem com dentes de muito reduzidas dimensões. As folhas se roçadas ou dobradas de forma insistente ficam com necroses e perdem a beleza.

Y. elephantipes:
Desenvolve um tronco normalmente superior a 1 m (podendo atingir perto de 2 m) e cerca de 5 cm de diâmetro, cuja base é geralmente muito mais grossa. As folhas são verdes escuras brilhantes, flexíveis, podendo atingir mais de 1 metro de comprimento, dispostas em roseta no terço superior do tronco, possuem margens levemente dentadas e vértices lisos e macios. São plantas muito mais flexíveis que as aloifolias e parecem acompanhar de forma mais harmoniosa os espaços onde são colocadas.





LUZ

Têm clara preferência por luz forte, com pelo menos três horas diárias de sol directo durante todo o ano. A ausência de luz forte conduz a reduzidos crescimentos.

TEMPERATURA

As Yucas suportam bem quaisquer temperaturas desde que superiores a 10 graus. Durante o Inverno, se colocadas em sítios com deficientes condições de luz, devem ser mantidas em ambientes frescos (mas acima dos 10 graus). As Yucas toleram ambientes adversos para a maioria das plantas, nomeadamente ambientes secos.

REGAS

O período de desenvolvimento vegetativo estende-se da Primavera ao Outono, durante o qual devem ser regadas abundantemente de forma a manterem a mistura húmida, mas não devem ter água nos recipientes. Durante o Inverno, sobretudo se as condições de luz forem baixas, a mistura deverá ser mantida com pouca humidade.

FERTILIZAÇÃO

Durante o período de crescimento activo deve ser aplicado um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas.

As plantas recém enraizadas não deverão ser adubadas antes das 16 semanas e a adubação deve ser suspensa durante o Inverno.

ENVASAMENTO E REENVASAMENTO

Deve ser usada uma mistura à base de terra, permeável e com bom arejamento. As plantas devem ser mudadas na primavera para vasos maiores caso o desenvolvimento radicular já atingiu todo o vaso. Caso não substitua o vaso, pode ser substituída a parte superior da mistura.

PROPAGAÇÃO

Podem ser propagadas cortando o tronco de plantas adultas em secções de 20-25 cm. Podem igualmente ser propagadas a partir de rebentos que devem ser cortados durante a Primavera ao atingirem cerca de 20 cm. O rebento seccionado deve ser enterrado cerca de 10 cm numa mistura que favoreça o enraizamento, regado e exposto a sol directo velado; em condições favoráveis deverá desenvolver raízes em 6 a 8 semanas. Após a formação de raízes deve ser regado de forma mais moderada podendo deixar que a mistura seque ligeiramente na parte superior.

OBSERVAÇÕES ESPECIAIS

As Yucas podem atingir crescimentos excelentes se colocadas em condições exteriores durante o Verão, beneficiando se receberem 4 horas de sol directo.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia
Gostaria de saber aonde poderia adquirir sementes de Yucas e de Cicas.
Será possível me dar essa informação?
Desde já os meus agradecimentos

daniela disse...

boa noite eu adquiri uma yuca ela esta linda quando eu a comprei mas agora as pontas estao ficando queimadas e amarelas o que eu faço.
ela esta morrendo ou nao

por favor me responda ja nao sei mas o que fazer.

desde de ja agradeço

email: daniela_xaves@yahoo.com

daniela disse...

boa noite eu adquiri uma yuca ela esta linda quando eu a comprei mas agora as pontas estao ficando queimadas e amarelas o que eu faço.
ela esta morrendo ou nao

por favor me responda ja nao sei mas o que fazer.

desde de ja agradeço

email: daniela_xaves@yahoo.com

Sonia Oliveira disse...

Olá Daniela, boa noite!

Acredito que esse problema se deve ao fato dela ficar ao sol, visto que a sua palmeirinha ainda deve ser novinha, e saiu da estufa a pouco tempo, Vai demorar um pouco para se acostumar, tente colocá-la a meia sombra, em uma varanda ou um lugar que o sol das 12:00 h as 15:00 h não a pegue de cheio. Mas se estiver plantada no chão uma proteção deve resolver. Mas tem de ser bem ventilado. Pode ser usado um sombrite para que ela não pegue sol direto o dia inteiro.

Espero ter lhe ajudado.
Um abraço.

daniela disse...

sonia ela nao fica do lado de fora e sim dentro de casa sera que por isso.
a yuca é uma planta que fica bem em casa ou vou ter que colocala no quintal

desde ja te agradeço

bom dia!!!

FCI Consultora de Imoveis disse...

Tenho uma yucca,na minha sala de jantar, qdo comprei ela estava maravilhosa, hj já nasceram várias filhas novas mas, elas não vão pra frente, apodrece muito rápido. Tenho uma leve desconfiança,pq minha funcionaria molhava ela 2 X por semana, e acho que é por causa da terra que está úmida de mais, tem 20 dias que não molho mais, as folhas continuam sem força. O que fazer. Aconteceu a mesma coisa com. A minha dracena. Me ajudem...

Sonia Oliveira disse...

Olá, Boa noite !!

As Yucas podem atingir até 10 m de altura, se cultivada no solo, porém quando plantada em vaso seu crescimento fica restrito, devido sua raiz não ter espaço para se desenvolver, por isso a lentidão no crescimento dos brotos novos. Quanto às regas. molhar 2 vezes por semana não interferem na morosidade do crescimento da planta, isso se o solo estiver bem seco entre uma rega ou outra. O que não pode acontecer e encharcá-la demais.

Anônimo disse...

Olá Sonia preciso da sua ajuda a minha yuca esta com as pontas amareladas pq sera q elas estão assim o q devo fazer ela está dentro da minha sala
Desde já agradeço

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

Para começar, quando tiver uma planta dessa dentro de casa, certifique-se de que ela esteja em um lugar com ótima luminosidade.
A planta precisa de luminosidade, mas não deve ser colocada atrás de um vidro que esteja exposto ao sol. Os raios que passam entre ele e chegam até a planta podem acabar queimando as folhas.
Quando tiver uma temperatura moderada fora de casa, coloque o vaso com a planta na varanda ou no terraço.
A yuca deve ser regada com moderação, nem muita água e nem esquecer de molhar. A atenção deve ser redobrada no inverno, para não exagerar. Normalmente, é necessário esperar que a terra da parte de cima esteja seca para regar novamente.
Em dias de muito calor é aconselhável uma vaporização nas folhas da planta.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.