Plantio apropriado


O clima da região, tipo de solo e o tamanho da área a ser ocupada: esse é o critério na escolha das plantas de seu jardim. Também observe a posição do sol, ele é imprescindível pela manhã.


Muitos paisagistas afirmam que, com exceção do alto inverno, todas as épocas do ano são propicias para o plantio. Na dúvida, consulte um calendário lunar, ciência milenar que visa à interferência do homem apoiada no ritmo da natureza. Assim, se a poda e a colheita forem executadas nos momentos ideais, o homem terá sucesso em suas plantações, já que estará respeitando os ciclos da natureza.


Para obter um jardim florido o ano todo, uma dica óbvia, porém esperta: escolha várias espécies de plantas com floração em diferentes estações. Plante-as corretamente e preste atenção às exigências particulares de cada uma: desde necessidades como maior exposição ao sol e à sombra; ou ainda, características específicas conforme o tipo a que pertencem (as, trepadeiras, por exemplo, pedem apoio para sustentação).


Faça tudo por etapas, primeiro plante as árvores, depois, os arbustos, por último, flores e folhagens.

Nos canteiros, o ideal é revolver e adubar o solo urna semana antes do plantio. Depois, torne a revolver bem a terra, cavando cerca de meio metro de profundidade com enxadão e cavadeira. Para cada metro cúbico de terra, coloque cerca de 1/4 de areia, 1/4 de esterco curtido e 2/4 de terra preta e vermelha peneiradas.




Fonte: Revista Casa Claudia


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: