Com a chegada do inverno, a maioria das plantas entra em um período de dormência para recomeçarem com todo vigor novo ciclo vegetativo na primavera. Mas algumas delas, como as azaléias, gerânios, primaveras, ipês e paineiras, atingem seu esplendor justamente nos períodos mais frios do ano, deixando canteiros e vasos floridos. Por isso, vão precisar de alguns cuidados especiais.
. Remova a terra junto aos gerânios e azaléias e acrescente uma camada de terra enriquecida com material orgânico, ou seja, capim, folhas secas e pedaços de madeira em decomposição.
. Regue as plantas em floração duas vezes por semana e, para manter um nível bom de umidade, pulverize as folhas com água em dias alternados.
. Durante toda época de floração, adube as plantas a cada 15 dias com um adubo químico dissolvido na água usada para as regas.
. Já as plantas que estiverem no período de dormência vão precisar de descanso: diminua as regas, não adube e evite revolver a terra para não forçar o crescimento.
. No caso das plantas bulbosas, como gladíolos, lírios e dálias, o descanso deve ser total. Retire os bulbos da terra, limpe-os, guarde-os em sacos plásticos com alguns furinhos e deixe-os em um lugar seco e ventilado. Depois de três ou quatro meses eles poderão ser plantados novamente em vasos ou canteiros.
Fonte(s) : Diversos sites
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário