Plantando e tendo a lua como conselheira

Não é superstição: a Lua exerce mesmo influência no desenvolvimento das plantas, segundo pesquisadores, a sua luminosidade, embora menos intensa que a do Sol, penetra fundo no solo e pode acelerar a semeadura.

E tal como ocorre na relação entre as fases da Lua e o movimento das marés, a gravidade lunar também parece determinar maior ou menor grau de circulação da seiva nos vegetais. Por isso, não perca de vista as fases da Lua para garantir a melhor época de plantio e colheita em seu jardim, horta ou pomar.

Essa ciência baseia-se em dois princípios: a diferença de luminosidade, segundo as fases da lua; e a força de gravidade e a atração que exerce sobre os líquidos. Cada fase determina um tipo de comportamento entre os vegetais.

Lua Nova

É a época certa para adubação e semeadura de ervas aromáticas e medicinais. Na lua nova a mínima luminosidade e máximo refluxo da seiva, favorecem as partes subterrâneas das plantas. Mas cuidado, é tempo de baixa resistência às pragas e ruim para o plantio.

Lua Crescente

A luminosidade atrai a seiva dos vegetais para cima da terra, favorecendo o crescimento das partes aéreas das plantas. Período propício para plantio de cereais, frutos e flores. Ótimo para transplantar, enxertar e colher ervas e folhas, e para podar árvores ou aparar a grama. É a melhor lua para o trabalho com plantas.

Lua Cheia


Tempo ideal para podar e colher sementes, frutos e plantas medicinais. Ideal para semeadura. Na lua cheia a luminosidade e seiva alcançam sua força máxima.


Lua Minguante

Estimula as partes subterrâneas, pois é quando a luminosidade começa a diminuir, favorecendo o refluxo da seiva, é o tempo propício ao plantio de tudo o que dá abaixo do chão, como batata, beterraba, hortaliças e bulbos ornamentais. Bom período para semear frutos e fazer fertilizações orgânicas, assim como para podar a grama de crescimento acelerado.

bfly1BgWHT.gif (15811 bytes)
Fonte: Guia Plantando de acordo com a lua


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: