Para fazer um orquidário o ideal é que você tenha um cantinho que receba o sol da manhã.
Num clima como o nosso, uma boa solução é construir ripados de madeira ou bambu, de maneira que os raios solares fiquem filtrados, proporcionando luz na medida exata.
Esses ripados se parecem com armários com cerca de
Em geral, a distância entre as ripas é de
Com essas condições, é possível montar um orquidário com capacidade para acomodar até 200 orquídeas, considerando-se uma largura média de
Na parte de baixo, apoiadas em blocos, podem ficar as espécies que gostem, de mais sombra, como os cimbídios.
Prefira a peroba sem pintura, a prateleira poderá ser pintada com óleo queimado e nos caibros de sustentação deve ser aplicado um impermeabilizante, para evitar o apodrecimento da madeira.
Use o Sombrite, uma tela especial para proteger as plantas do sol excessivo, (são encontradas nos mercados).
Esse material substitui as ripas e chegam a filtrar 60% dos raios solares, criando uma atmosfera ótima para a maioria das orquídeas, já que deixa os ambientes bem ventilados e protegidos tanto do sol como de insetos e outros animais.
Para a escolha da construção o ideal é que seja escolhido um local protegido de vento, que a ventilação seja amena e que os raios do sol sejam filtrados.
Seja qual for o material escolhido, não esqueça que a parte sul deve ficar ao abrigo dos ventos. Portanto, deixe esse lado com a parede mais fechada e nas épocas mais frias coloque protetores de plástico transparente.
Você terá a sua tranquilidade desejada em meio às plantas um espaço para as suas plantas e orquídeas preferidas.
Fonte: www.paisagismobrasil.com.br
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário