Manacá-da-Serra



-->
O Manacá-da-Serra mede de 7 a 15 metros de altura. É muito parecido com a Quaresmeira, mas é um pouco mais alto e o seu caule é mais liso. A maior dificuldade em diferenciar as duas flores está nas folhas que são muito parecidas. As folhas do Manacá-da-Serra possuem forma lanceolada, aveludada nas superfícies. São verde-escuras com nervuras longitudinais bem visíveis. Suas flores têm três cores distintas. Nascem flores brancas, depois de um dia ficam rosa e no dia seguinte ganham a coloração lilás e assim permanecem até envelhecer e cair. Os botões mantêm a planta florida dede abril até o começo de novembro. Seus frutos amadurecem de fevereiro a março.

Essa planta se espalha por toda a Mata Atlântica (está entre as pioneiras de maior abundância em formações secundárias da Mata Atlântica) e faz parte da vegetação desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.

É uma árvore pequena, que encontra ambiente favorável em florestas pluviais e em matas secundárias, principalmente nas serras. O clima adequado para o seu plantio é o quente e úmido.

O interesse pelo cultivo do manacá ocorre por dois motivos: a comercialização de sua madeira em construções internas, e a comercialização para fins ornamentais. É uma planta muito aconselhável para atividades paisagísticas e compõe lindas paisagens naturais na região sul do País.

Sua florada é realmente incrível e não passa despercebida ao turista que desce as serras de Santa Catarina no fim do verão, nem ao morador locar que com ela já se habituou.

Por volta do ano 2001 foi lançada uma espécie nova, o Manacá-da-Serra anão, que varia de um a quatro metros de altura, variedade apropriada para ser plantada em vasos.

As flores do Manacá-da-Serra representam a alegria de viver, e buquês dessa espécie de planta deve contar com as suas diferentes cores, em eventos joviais.

Curiosidades


O Manacá-da-Serra é muito importante na vida de uma determinada borboleta, pois se trata do único alimento de suas lagartas. A borboleta amarela manchada de preto, que tem 80 mm de envergadura deposita seus ovos no Manacá, e é encontrada sob as folhas da árvore ou nas imediações dela.

Fonte: Manual de Jardinagem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

6 comentários:

maria ines disse...

só o manacá anão pode ficar em vaso?

Sonia Oliveira disse...

Olá Maria, boa tarde!

O Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) não é planta indicada para vasos. Seu crescimento é grande, seu porte é de 7 a 12 metros de altura, e planta precisa de espaço para o crescimento de suas raízes, que são longas.

Já o Manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilis Var. “Nana”), tem o porte menor, de até 3 metros de altura. Pode ser plantada em vasos grandes desde que sejam observadas suas necessidades.

Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

lucelia diniz disse...

emm calçada a raiz sobe?

Sonia Oliveira disse...

Olá Jucélia, bom dia!

As raízes do manacá-da-serra não são agressivas e é uma excelente opção para o paisagismo urbano, por esse motivo é
permitido ser plantada em diversos espaços, desde isolado em calçadas até em grandes parques públicos.

Beijos.

Unknown disse...

Olá Sonia,
Onde posso comprar mudas do Manacá-da-serra-anão aqui na cidade de SP?

Grata,

Rosana

Sonia Oliveira disse...

Olá Rosana, boa tarde!!

Você pode encontrar mudas de manacá da serra anão nos seguintes endereços abaixo:

J.A. Flores
Contato: E-mail albertobroek@hotmail.com
Nota: A planta pode ser encontrada nas gardens, sendo comercializada através do Veling de Holambra / SP.

Compra de mudas, com Edilson do Viveiro de Mudas Ciprest: www.ciprest.com.br


http://florplantas.blogspot.com.br/2009/05/manaca-da-serra.html


http://www.fazendacitra.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=185:manaca-da-serra-uma-planta-campea-de-vendas&catid=16:plantas-raras


Beijos e boa sorte !!