Substrato garante saúde das plantas em vasos


Plantas cultivadas dentro de casa e de apartamentos, em geral, estão sujeitas a um estresse maior, isso ocorre porque em recipientes fechados, como vasos e floreiras, o espaço para água, nutrientes e desenvolvimento das raízes é limitado.


Sendo assim, para manter as plantas dentro de casa saudáveis, é imprescindível que a terra utilizada seja de boa qualidade, com balanço adequado de nutrientes, ph estável e equilibrado, capacidade de retenção de água próprio para a planta, boa aeração para o perfeito desenvolvimento das raízes, que esteja isenta de sementes de plantas daninhas e de bactérias e fungos causadores de doenças.


A garantia de saúde para as plantas cultivadas em vasos e floreiras só pode ser conseguida com a utilização de substrato no lugar da terra. Os substratos são produtos orgânicos que substituem a terra, suprindo as necessidades da planta de forma equilibrada e conhecida. É como se fosse terra, porém isentam de doenças e com todos os teores de adubação e demais características adequadas e controladas.

Como as plantas para cultivo interno são em vaso, elas possuem a quantidade de nutrientes limitada, devendo assim, ser adubadas regularmente. Para as folhagens, o adubo mais recomendado é o NPK 10-10-10, sendo que uma aplicação mensal já é suficiente. Supõe-se, que como à noite as plantas absorvem oxigênio, elas de certa forma, concorram com as pessoas pelo oxigênio, porém as plantas absorvem uma quantidade tão pequena, que não causam perigo algum. A única coisa que pode vir a incomodar algumas pessoas é o odor que certas plantas exalam, entretanto, as folhagens de interior não possuem odor.



Fonte(s) : Guia de plantas


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

lise disse...

Oi Sonia, que substrato vc indica?
O substrato pode ser misturado com a terra?