A partir de uma folha, uma nova plantinha

A mágica de transformar uma simples folhinha numa nova planta é fascinante! Embora não exista um critério seguro para distinguir quais espécies possuem esse poder, acredita-se que aquelas com folhas carnudas e espessas se prestam para isso. A reserva de alimentos armazenada no seu interior seria suficiente para garantir o surgimento de novos brotos.

A Begônia-real, por exemplo, é uma variedade que ilustra bem essa capacidade de multiplicação. E veja como é fácil a tarefa:

Vire uma folha da planta ao contrário e com uma faca afiada faça cortes transversais nos seus veios maiores.

Num vaso preparado com areia molhada, coloque a folha de modo que o lado em que foram feitos os cortes fique em contato com o substrato e prenda-a com grampos.

Certifique-se de que o talo da folha seja também enterrado na areia, porque será ele o responsável pelo suprimento de água para os futuros brotos. Cubra o vaso com um plástico para manter a umidade. Em poucas semanas os brotos surgirão nos locais do corte.

Quando as mudas apresentarem duas ou três folhas boas, plante-as em vasos separados.

Fonte (s): Revista Casa Claudia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Nenhum comentário: