Como obter floradas exuberantes de hemerocallis

Os hemerocallis são tolerantes a uma grande variedade de condições e exigem pouco cuidado. Porém, com alguns cuidados especiais, os resultados serão compensadores.

Onde plantar
Sol - O ideal é plantar as mudas em local que receba, no mínimo, 6 horas de sol direto por dia. As cultivares de flores mais escuras, beneficiam-se de sombras parciais nas horas mais quentes.

Solo - Esta espécie prefere solos leves, porosos, ligeiramente úmidos e ricos em matéria orgânica. Após a adubação, o solo deve ficar solto, auxiliando o bom desenvolvimento das raízes.
Solos muito úmidos: realizar drenagem antes do plantio.
Solos argilosos: adicionar adubo, matéria orgânica ou areia.
Solos arenosos: adicionar adubo ou matéria orgânica, aumentando a retenção de água.

Quando plantar
Podem ser plantadas o ano inteiro, porém, a época ideal para plantio é o início do outono. Dessa forma, as mudas estarão bem desenvolvidas para alcançar floração já na próxima primavera/verão.

Como plantar
1- Prepare o solo adubando-o com matéria orgânica, areia e turfa (cerca de 2 quilos de turfa por m²), misturando bem as partes. É importante que o solo seja preparado no dia do plantio, a fim de evitar perdas de Nitrogênio.
2- Faça covas maiores que a massa da raíz.
3- Plante de forma que a coroa da planta (parte em que as raízes se encontram com as folhas) esteja de 2 a 4cm abaixo da superfície do solo. A faixa branca na base da folhagem deve ficar sob o solo.
4- Compacte o solo, firmando as raízes e regando bem.

O espaçamento varia conforme o porte da cultivar.
Porte médio e grande: 30 a 40 cm (cerca de 9 mudas por m²)
Porte mini: 15 a 20 cm (cerca de 17 mudas por m²)

Cuidados
Água - Essencial para o bom desempenho das plantas e das florações. É muito importante que os hemerocallis recebam água suficiente, especialmente na primavera, quando as plantas formam os botões, e no verão, estação da floração plena.

Fertilizantes - Não há um fertilizante específico, uma vez que cada jardim possui solo diferente. Para a maioria dos jardineiros, um fertilizante completo como o NPK (4-14-8 ou 10-10-10) traz bons resultados.

Cobertura - Há muitos tipos de cobertura que podem ser usados, de acordo com o que esteja disponível. Serragem, pedaços de madeira, palha, pontas de pinheiro, folhas de palmeira picadas são alguns exemplos. A cobertura ajuda os hemerocallis de diversas maneiras:
- melhora a qualidade do solo, através da adição de material orgânico;
- auxilia na retenção da umidade;
- diminui o impacto das chuvas sobre o solo;
- aumenta o controle das plantas invasoras, diminuindo o uso de herbicidas químicos;
- mantém o solo mais fresco no verão.



Fonte (s): http://www.portalmundodasflores.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: