Março - (Estação: Final do Verão )


Característica: Quente e úmido

A mudança de estação diminui o volume das chuvas, permite mais atividades no jardim e a semeadura de espécies floríferas

Semear: Flores anuais que florescem no inverno e na primavera: Agerato, Amor-perfeito, Cravina, Crisântemo, Crista de galo, Ervilha de cheiro, Esporinha, Gailárdia, Goivo, Margarida, Margarida-africana, Nemésia, Onze-horas, Papoula, Petúnia, Sempre-viva, Verbena.


Na Horta: Agrião, Brócolis, Cebola, Ervilha, Feijão e Rúcula; Verduras (ano todo) ao abrigo das chuvas.

Adubar: Não esqueça da adubação das orquídeas, principalmente a foliar, já que o ideal é que seja feita de 15 em 15 dias.

Podar: é hora das podas de limpeza e manutenção

Plantar/Transplantar: Mudas de Gerânio, estaquia de trepadeiras, Gladíolo, Agapantos, Amarilis, Copo-de-leite, Biri e Íris

Florescem: Alamanda, Alpínia, Arundina, Azulzinha, Azaleia, Bougainvillea, Caliandra, Capuchinha, Bromélias, Copo-de-leite, Clerodendro, Dália, Espirradeira, Estrelitzia, Helicônias, Hibiscos, Margarida, Musaenda, Brinco-de-princesa, Lírio, Lírio-da-paz, Plumbago, Ixória, Ipezinho de jardim, Kalanchoe, Ninfeia, Rosas, Sorvetão, Thumbérgia arbustiva, Tilândisias e Vinca. Chuva-de-ouro, C. bicolor, Phalaenopsis, C. híbrida Moreliana e C. labiata. Espatódea, Quaresmeira, Manacá, Paineira e Pau-formiga.

Frutifificam: Acerola, Abacate, Amora, Articum, Caqui, Goiaba, Jaca, Carambola, Cajá-manga, Manga, Mamão, Maracujá, Pinha, Graviola, Jambo e Umbu.

Observações:

Combata pragas e doenças, mas evite o uso de produtos tóxicos. Dê preferência a fungicidas a base de cobre e de enxofre, a venda no mercado, e inseticidas naturais como óleo de Neem e Calda de fumo.

Mantenha a limpeza dos canteiros, a terra dos vasos e canteiros fofa e livre de ervas daninhas. Faça varredura dos gramados com ancinho. Aproveite os restos orgânicos das podas e folhas para fazer composto orgânico.

Mantenha as sementeiras abrigadas das chuvas.



Fonte (s): http://www.estherclemente.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

silvania disse...

Ola!Meu nome e Silvania.Tenho uma duvida: comprei um bulbo de amarilis sem flor plantei como vi em outras materias,nao molhei muito e nao estava estragado,mas o bulbo esta apodrecendo.Por que sera?
Bulbos de floricultura não vivem por muito tempo?Meu e-mail e silvaniaferreirablue@gmail.com
obrigada