A Agradável Surpresa das Plantas com Bulbos

Quem não se emociona quando depara com um lírio florido num terreno baldio amontoado de lixo? E nos canteiros das calçadas nas ruas poluídas? E nos parques e praças? E num cantinho esquecido do seu jardim?

Pois é, principalmente na primavera, esta emoção é proporcionada com o surgimento das flores e suas diversas cores. As plantas com bulbos são surpreendentes porque precisam de poucos cuidados para florescer. Existem plantas com bulbos em quase todos os climas e em todas as estações. É só selecionar as espéceis para cada estação e seu jardim terá uma sucessão de cores e beleza o ano inteiro.

O que são plantas com bulbos? São plantas que possuem reservas nutricionais para a sua sobrevivência em condições extremas, não favoráveis ao seu desenvolvimento, tais como: ambiente seco e baixa temperatura. O acúmulo de reservas está no caule dilatado, geralmente subterrâneo, que possui gemas de brotação. Estes caules podem se apresentar de várias formas ou tipos:

Bulbo – órgão esférico formado por bainhas sobrepostas em camadas, por escamas ou pelas bases das folhas. Ex: cebola-das-hortas, amarílis e lírios em geral.

Tubérculo – caule dotado de gemas aptas a brotarem dando origem a nova planta. Sua renovação é de dentro para fora, morrendo após um ano. Sua vida útil é esgotada pela floração e formação de um ou vários tubérculos novos. Ex: palma-de-santa-rita e tinhorão.

Soqueira – conjunto de dois elementos que se complementam e não podem ser destacados um do outro. Ex: dálias, mandioca e malva-rosa.

Rizoma – possui reserva e nós com gemas de brotação. De espaço em espaço emite folhas e flores para cima e raízes para baixo. É geralmente revestido de escamas e possui gemas onde surgem ramificações ou estolões que dão origem a brotos. Ex: grama, lírio-do-brejo e gengibre.

Dificilmente se perde uma planta com bulbo, pois antes de terminar seu ciclo, ela geralmente deixa seus descendentes. Independente disto existem plantas de bulbos com folhas perenes (mesmo sem flores, as folhas permanecem na planta) e plantas caducas (após a floração, a planta perde as folhas, ficando apenas o bulbo sob o solo), que também são chamadas de plantas anuais.

No jardim, as plantas com bulbo podem ser planejadas de várias formas:

Em canteiro - Heterogêneo– deve ser plantada uma ou mais espécies num canteiro misturada com outras plantas floridas ou não, com uma certa aleatoriedade. Proporciona um efeito natural imitando o colorido do campo. - Homogêneo – deve ser plantada apenas uma espécie num canteiro formal (geométrico) ou informal (manchas). Proporciona um impacto visual muito grande, principalmente se as cores forem alternadas.

Em bordadura – deve ser plantada ladeando um canteiro, muro, estátua, lagos, tanques e outros elementos de composição de jardim. Chama atenção aos elementos de composição integrando-se ao jardim.

Em vaso e jardineira – pode ser com uma ou mais espécies diferentes, depende do tamanho do vaso e do efeito que se quer alcançar. Além de ser um excelente adorno para o jardim pode ser transportado para dentro de casa ou apartamento.

Livremente – pode ser plantada isolada ou com outras espécies, embaixo de árvores e no gramado. As plantas anuais proporcionam um grande efeito de espontaneidade, aparecendo de repente floridas no jardim, principalmente quando antes era apenas um gramado contínuo e monótono.


EXEMPLOS DE PLANTAS COM BULBOS


Tritoma – Kniphofia uvaria Agapanto-azul – Agapanthus africanus - Copo-de-leite – Zantedeschia aethiopica Copo-de-leite – Zantedeschia aethiopica - Babiana – Babiana stricta Babiana – Babiana stricta - Narciso – Narcissus cyclamineus Biri – Canna x generalis - Hemerocale – Hemerocallis flava Íris – Íris bibirica


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

2 comentários:

Unknown disse...

tenho uma área propícia á plantação de copos de leite, gostaria de maiores informações ao plantio. Preciso fazer sistema de irrigação? Onde comprar os bulbos?
meu endereço é sandratiso@hotmail.com

Unknown disse...

Aguardo uma resposta, ok?