Boa-noite - Ipomoea alba



Nome Popular: Boa-noite, Dama-da-noite, Bona-nox

Origem: América Central e América do Sul

Ciclo de Vida: Perene

A boa-noite é uma trepadeira volúvel, perene, de caule semi-herbáceo e seiva leitosa. Cresce sobre suportes ou sobre a terra, interlaçando seus ramos verrugosos com frequência. Sua altura pode alcançar de 5 a 30 metros. As folhas são de cor verde-escura e o florescimento ocorre durante o ano todo, em regiões de clima tropical, ou no verão, sob clima temperado. Suas são tubulares, solitárias, perfumadas, grandes e abrem-se repentinamente ao entardecer, permanecendo abertas durante à noite e fechando-se aos primeiros raios de sol.

É uma opção muito interessante para jardins visitados à noite ou à tardinha. Os botões de flores, assim como a folhagem escura e viçosa, são muito decorativos de dia . A boa-noite é uma espécie muito rústica, e pode ser cultivada em vasos e jardineiras, assim como diretamente no solo.

Não necessita de tutoramento ou amarrios, pois é capaz de subir sozinha sobre o suporte. Seu uso deve ser evitado em janelas de quartos de pessoas mais sensíveis ou alérgicas (devido ao perfume exalado das flores). Como se propaga com muita facilidade, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

É cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regas regulares. Apesar de ser uma espécie tipicamente tropical, a boa-noite pode ser cultivada como anual em locais de clima temperado, sendo plantada na primavera e apresentando rápido desenvolvimento. Não é ideal para regióes onde ocorrem geadas, mas resiste à curtos períodos de seca ou encharcamento. Propagação por estaquia e por sementes.



Fonte:Revista Natureza

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei desta bonita página.
Içairé