Combate às formigas


Se você tem horta ou jardim em casa, deve tomar cuidado com as formigas, que atacam as plantas. Elas podem ser um pesadelo. Vivem numa sociedade organizada. E não têm medo do trabalho.

São mais de 7.500 espécies de formigas no mundo, distribuídas em quase todas regiões do Planeta. Elas só não existem nos pólos e em algumas ilhas oceânicas.

Na natureza, os inimigos se encarregam do equilíbrio ecológico: rãs, sapos e galinhas comem formigas. Além, é claro, do falado tamanduá, no Cerrado brasileiro. Já nas áreas cultivadas, elas têm comida à vontade e não têm inimigo natural. Aí proliferam demais.

Vale lembrar que formigas têm papel importante na natureza: quando escavam o chão, para construir formigueiros, elas afofam a terra. Trazendo folhas picadas para seu ninho, contribuem para a fertilização do solo. Carregando sementes, podem ajudar a espalhar espécies nativas.

Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico.

Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas.

Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas é outra boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-india e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna.

Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água.

Na horta ou jardim, a formiga cortadeira é a mais temida. É a famosa saúva (gênero Atta). Ela ataca as folhas de vegetais como beterraba e pimentão. Para resolver este drama, basta preparar uma isca. Conheça a receita.

PREPARADO COM ANGICO

(isca contra saúvas)

* Bata no liquidificador algumas folhas de angico com água.

* Deixe o preparado descansando por dez dias. O cheiro é forte.

* Depois, coe a mistura e junte bagaço de laranja. Para completar adicione farinha de trigo, fazendo bolinhas bem pequenas com esta massa, para que as formigas possam carregar.

* Espalhe estas pequenas armadilhas pela trilha das cortadeiras.

A formiga de solo, ou lavadeira, é mais fácil de combater. Esta espécie ataca rabanete, beterraba e cenoura, penetrando no solo e retirando as partes comestíveis. Isso forma inúmeras feridas na hortaliça. Para que mudem de endereço, misture uma porção de cal virgem para cinco de água, jogue na toca e tampe.

Lembre: as formigas vivem numa sociedade hierárquica, com o soldado, o carregador, o obreiro e o ceifador. Os pedaços de folhas, vegetais e restos de comida que elas carregam, servem para alimentar uma colônia de fungos, chamados Rhozites gongylophora. Eles vivem dentro do formigueiro e são a comida delas. Na verdade tanto os inseticidas caseiros como o plantio de gergelim não matam diretamente a formiga. Eles destroem o fungo. Sem alimento, a formiga não sobrevive.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: