Como cuidar do seu vaso de lírio

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:

1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

36 comentários:

Heitor disse...

oi, amei suas dicas, mas nãocompreendi direito. o que são bulbos? eu ganhei um vaso c/ lírios brancos do meu marido, mas uma semana depois as flores começaram a morrer não sei o que fazer. por favor, respondam-me.obrigada. step-negreiros@hotmail.com

Anônimo disse...

O mesmo aconteceu com os meus lirios . Mas em menos de 3 meses já secou tudo e as hastes ainda estão em pé,mas percebe-se qe estão ocas. O que faço?
Desde já agradeço!
Respondam-me inha.helen@hotmail.com

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo com meus lírios. Após uma semana as flores começaram a cair. O procedimento é muito trabalhoso, acho que não vale a pena...

Anônimo disse...

Interessante suas dicas,mas assim como os outros acho que Para os leigos ficou um pouco complicado...o que são dulbos? Hastes são os caules?os talos? Depois que entender melhor talvez eu tente esse procedimento. Obrigada!
Marina

Sonia Oliveira disse...

Olá,
A maioria das plantas têm as raízes saindo diretamente do caule. Outras têm uma espécie de “cebola”, chamada de bulbo. Um bulbo consiste de um caule e folhas adaptadas ao armazenamento
Os bulbos são órgãos de reserva que permitem ao embrião sobreviver durante o tempo de dormência antes de desabrochar novamente. Eles grande durabilidade e podem sobreviver por longo tempo, brotando anualmente. Isto acontece porque se trata de um processo vegetativo que torna possível o cultivo e a produção de mais exemplares.

O bulbo nada mais é que um talo comprimido com uma parte basal de onde se desenvolvem raízes.
Dentro do bulbo está contida uma gema embrionária que pode desenvolver folhas e flores, protegida por uma série de folhas carnosas ou secas.
O exemplo mais simples é a cebola e o alho.
São plantas bulbosas ornamentais o Amarílis, o Narcisus, o Lírio, o Oxalis, o lírio-de-natal, as Frésias entre outras.

Espero que tenha entendido o que é bulbo.
Abraços.

Anônimo disse...

eu comprei um lirio e nao sabia q era tao complicado cuidar para q ele floreça d novo!

Ivete Nunes disse...

Gostaria de saber se posso plantar um Lirio em um vaso de gesso?
me responda por favor
ivete_leddy@hotmail.com
abraço

Anônimo disse...

ola! ganhei um vaso com lirios lindos e gostaria de saber como cuidar. Em que local colocar, quando aguar, entre outros cuidados ... abraços!
Nanni Soares

Sonia Oliveira disse...

Olá Nanni, boa tarde!!

Os lírios não duram muito tempo sua floração, que é no outono/inverno.
Quanto aos cuidados, ele deve ficar em um lugar com luz solar indireta, molhar duas vezes por semana e deixá-los no vaso até a floração terminar.

Após o término da floração, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

Se fizer tudo conforme a orientação, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.


Espero ter ajudado. Abraços.

Anônimo disse...

adorei esta possibilidade de fazer meu liro do meu aniversario florescer novamente ,vou fazer todo o possível eu vou conseguir entrarei em contato novamente muito obrigado.

Gabriela Cristini disse...

Tenho um vaso de lírios rosa ja faz mais de um ano, nunca cortei nenhuma haste, eles brotam dão flores, as flores caem, ficando somente as folhas verdes, depois de um bom tempo talvez meses, que as folhas desta haste secam, surgindo outro broto!!!
Mas agora estao aparecendo bichinho bem pequenos e verde clarinho, que inclusive ja secaram o botão de flor que estava crescendo!!!
Gostaria de saber como faço pra matar esses bichinhos?

Obrigada

Giane disse...

oi,gostei das dicas e acho que vale muito apena o trabalho pois acho lindas essas flores, por isso quero sempre novas dicas. Mas uma duvida!!voce disse que a epoca do lirio e outono e inverno ,mas ganhei s meus num vaso agora no fim de novembro dia 29 cheinho de flores gigantes. agora so tem a haste . devo deixalo floreccer sozinho ou e mais rapido cortar os galhos e colocar o bulbo na geladeira por 4 meses? sempre que tiver dicas me passe por email...ropelata@hotmail.com

joao victor disse...

Olá Sonya

Eu comprei um vaso de lirio, so que elas estão ficando muchas.o que eu faço? Por favor,responda-me

Email: joaovictor8_pereira@hotmail.com

Assinado: João victor

Sarinha disse...

Meu pai comprou um vaso de lírio de presente para minha mãe, e ela não saabe cuidaaar quais asss dicas p0ara uma pessoa que não sabe cuidar de planta?????????

Anônimo disse...

Oi Sônia! Realmente tenho minhas dúvidas em relação aos cuidados.Você disse que é necessário colocar os bulbos na geladeira durante 4 meses, depois dos 3 meses sendo regadas. Exemplos como os da Gabriela Cristine, minha mãe criou um lírio que florescia todo ano e não precisou disso! E eu? como devo cuidar? Existe uma forma correta para cada tipo? Por favor me responda-Társila Pires:tarsillacrispires@yahoo.com.br

amados disse...

Obrigada, amei sua dica e seguirei conforme sugeriu.

Felicidades 1000!

Anônimo disse...

Olá Sonya. Depois de três meses quando as hastes secarem eu coloco elas junto com os bulbos na geladeira ou corto as hastes pra colocar só os bulbos?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!!

Sim, uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua
geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses.

Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.

Abraços.

Ana S. disse...

Olá, Sonya!
Ganhei um lírio a mais de um ano, e ele secou, mas na época não tive todos os cuidados de retirar o bulbo e colocar na geladeira. Manipulando o vaso vi os bulbos e resolvi deixá-los na terra e mantive a rega. Acontece que quando soube que deveria colocá-los na geladeira, já estavam nascendo folhinhas de um bulbos bem pequeninos! O que devo fazer? Mantenho eles em terra?
Outra dúvida é sobre saber o que fazer com os bulbos que ainda não tem folhas (alguns bem pequenos e um outro grande - 6cm de diâmetro).
Desde já agradeço a atenção!

Sonia Oliveira disse...

Sem problemas Ana, pode deixá-los no vaso e ver suas folhinhas crescerem, quanto aos bulbos que ainda não deram folhas, é só aguardar, em breve elas aparecerão, a nao ser que os bulbos estiverem apodrecidos.
beijos !!

suzane disse...

Para molhar somente duas vezes por semana ou por dia enquanto eles ainda estão com as flores no vaso?

Sonia Oliveira disse...

Suzane, em épocas mais secas deve-se regar de 2 a 3 vezes por semana, e em épocas mais amenas regue-o 1 vez por semana.


Abraços.

Unknown disse...

Olá!
Meu lírio está com algumas folhas secas e tem um pozinho branco. O que é e como procedo??
Se puder responder fico muito grata!
Obrigada!

Sonia Oliveira disse...

Tatiana, boa tarde!!

Os cuidados que você deverá ter com seu lírio
Deixá-lo num local arejado e bem ventilado, mas sem vento na flor e sem sol direto garantem flores com durabilidade e beleza.
A irrigação correta deve ser de 100-200 ml ao dia por vaso quando necessário. A falta da água provoca aborto do botão, queimaduras da flor e folhas, morte precoce e o excesso causa a morte da raiz, doenças fúngicas para o lírio que causam a sua morte precoce.
Luz direta do sol pela manhã (9:00) para flores plantadas, e a tarde em local com luz indireta do sol. Isso Faz com que as flores fiquem exuberantes, com cores vibrantes e alegres e cheiro suave e forte de acordo com seu subgrupo,
A pouca luz causa aborto dos botões, perda da cor original da flor, hastes (galhos) moles (a haste não sustenta as flores) e o excesso de luz causa queimadura nas flores e folhas , diminui o tamanho da flor, pois acelera o seu envelhecimento e diminui a durabilidade da flor.

Quanto ao pozinho branco é o pulgão, borrife bastante água nas folhas, eles sumirão.

Anônimo disse...

Bulbos são como batatas, sao reservas de nutrientes. A parte da planta q fica fora da terra morre e o bulbo fica em dormência. Se vc cuidar direitinho ele volta a crescer. É normal de algumas plantas terem esse ciclo. Parece ate q a planta morreu, mas se olhar dentro da terr verá esses bulbos. Então é aguardar florir de novo.

Anônimo disse...

Ganhei do meu marido um vaso c liris amarelos!!Qando secaram m desesperei...mexi na terra e vi as batatas!!troqei de lugar...fui regando nirmal!e já é o 2 ano q eles florescem...semp perto do meu aniver em novembro!n precisei colocar as batatas na geladeira e tal!!tive sorte!!esse ano vou fazê umas mudas...tem muita batata no vaso!!

Sonia Oliveira disse...

Olá Paula, boa noite!
Que bom que seu lírio está indo de vento em popa. Parabéns, sinal que você está cuidando dele corretamente.

Abraços.

Anônimo disse...

Ola meu namorado me deu um ramo de lírio, Daqueles que vende em loja de flores. Portanto acho que ele não possui bulbo. Gostaria de saber como eu posso replanta-lo.

Sonia Oliveira disse...

Olá, bom dia!
Sem bulbos é impossível plantar.
Abraços.

Unknown disse...

Quando colocar os bulbos na geladeira tenho só que forrar de perlita ou também cobrir os bulbos obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá Rita, boa tarde!
O ideal é que os bulbos permaneçam secos na geladeira. Você deve embrulhá-los em folhas de jornal e colocá-los em uma parte seca da geladeira, pois se ficarem muito úmidos está arriscado deles apodrecerem.

Abraços.

Unknown disse...

Quando por os bulbos na geladeira só preciso forrar com perlita ou cubrir os bulbos também obrigada

Sonia Oliveira disse...

Rita, não precisa colocar a perlita, basta embrulhar bem os bulbos, colocá-los e um saco plástico, para evitar que se molhemm e deixe na geladeira durante cerca de 6 meses.

Beijos.

Unknown disse...

Sonia, ganhei um vaso com três bulbos de lírio branco, estão floridos e outros estão abrindo agora as flores.
Como faço para não deixar morrer os lírios, pois moro em uma região muito quente.
Como cultiva-los para ter sempre eles vivos e lindos?

Tha disse...

Sonia, boa tarde!
Ótimas suas dicas aqui!

Comprei um lírio da paz recentemente, estava bonito e com flores, mas com o passar de poucos dias, algumas folhas foram ficando amareladas e fracas... E as 4 ou 5 flores que ele tinha também foram, uma por vez, dia após dia, murchando. Na tentativa de salvar a planta do que parecia ser uma morte lenta, tentei de tudo um pouco... Coloquei em um local mais iluminado (sem luz direta, claro), borrifei água nas folhas especialmente em dias mais secos, até coloquei no banheiro pra pegar mais umidade durante os banhos, e também reguei a planta... Porém os dias estão frios, e no fim das contas, acho que acabei regando demais... O solo não secava mesmo depois de vários dias da última rega... Algumas folhas continuaram ficando amareladas, e fui cortando conforme amarelavam, mantendo somente as verdes. A planta já está sem flores. E há uns 3 dias, cortei as últimas folhas amareladas. De lá pra cá, continuam todas verdes (as pouquíssimas folhas que sobraram, umas 5 filhas grandes, e mais umas 5 pequenas...). Porém notei, antes mesmo de cortar as últimas folhas amareladas, que as todas as folhas, verdes ou amareladas, tinham parado completamente de crescer. Faz já uns 8 dias que as folhas paralizaram seu crescimento exatamente onde estavam. Folhas grandes continuam exatamente como estavam. Folhas pequenas e que estavam crescendo, simplesmente estagnaram onde estavam, e continuam pequenas. Brotos de folha, que estavam ainda enrolados, continuam enrolados. E pra ter certeza se não era apenas impressão minha, fui tirando fotos diariamente, e há mais de 1 semana a planta está exatamente do mesmo tamanho, com as folhas paralizadas exatamente no mesmo lugar, nem um milímetro a mais, nem um a menos. As temperaturas aqui (Curitiba) estão em cerca de 17 a 18 graus dentro de casa (e li que abaixo de 15 graus, a planta pode parar de crescer, né?). Os dias estão úmidos agora, a umidade está em cerca de 70 a 80%. O solo ainda está levemente úmido (e a última rega foi há uns 10 dias... Nos primeiros 6 a 7 dias o solo estava muito úmido. Estava aguardando secar por completo para regar novamente... Esperando até mesmo o momento em que as folhas murchassem levemente, pra evitar cair no mesmo erro de regar demais, e de repente apodrecer as raízes.)

Alguma ideia do que fazer pra "reativar" o crescimento da planta? É o frio? Foi o excesso de água? Excesso de luz? Falta de luz? Falta de nutrientes?

Não sei o que fazer, e não queria desistir da planta! =)

Sonia Oliveira disse...

Oi Tha, boa tarde!!

Pelo seu relato, seu lírio está perfeito, apesar de ter passado por um estado meio crítico por conta das regas excessivas. O que acontece é que parte dessa época do ano as plantas entram em dormência. Elas guardam energia para a próxima estação. O fato das folhas não estarem se desenvolvendo é normal.

O frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. Após este período de hibernação a planta acorda novamente produzindo folhas e flores, época esta que é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo (04-14-08), necessário para a produção de flores.

É importante lembrar que o excesso de nitrogênio pode enfraquecer o caule em climas úmidos e molhados e isso resultará no apodrecimento da raiz. Portanto, quando os lírios começarem a brotar, adicione pouca quantidade de fertilizante.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços e boa sorte !!