Dicas de paisagismo


Quem não sonha em ter uma bela varanda com flores e plantas, mesmo morando em apartamento? Pois saiba que não é impossível.
O paisagista César Ferlin nos deu dicas de como deixar a sua varanda mais bonita e ainda, como fazer isso sem gastar muito.

Ele destacou que o primeiro passo é escolher as flores que mais vão se adaptar ao local.
Em uma varanda onde venta muito, o ideal são plantas resistentes, como a Ixora, que não tem perfume, mas é muito bonita e se adapta bem tanto em locais com sol quanto com sombra. Ela dá flores o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Outras opções são: a petúnia, planta que gosta de sol e costuma ser pendurada nas varandas, e a gardênia.

Dicas:


- Compre plantas saudáveis, floridas, sem bichinhos, com muitos botões.

- Em seguida, preocupe-se com os vasos (de diversos tamanhos) e a terra.
O maior segredo de plantas saudáveis é uma terra bem fértil, adubada, pedrinhas para fazer a irrigação dos vasos e pedriscos para enfeitar.

- É importante passar uma tinta impermeabilizante na parte de dentro dos vasos, independente do material que eles são feitos. Isso impede que a umidade passe para o lado externo do vaso.

- Coloque a terra, mas não até a borda (deixe uma margem de dois centímetros).
Pinte dois centímetros da parte superior do vaso com tinta látex fosca da cor que desejar. O paisagista sugere cores claras.

- Depois do vaso pronto, para drenar a água, é importante colocar algum tipo de pedra (César utilizou argila expandida) para facilitar a saída de água do vaso.
Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece.

- Para dar um toque especial, ponha pedriscos brancos sobre a terra.


Dica:


Se houver espaço, coloque um banquinho, uma namoradeira ou uma mesinha de apoio.

E não esqueça: as plantas devem ser regadas a cada dois dias, mas use pouca água. Em cada vaso grande, coloque apenas dois copos de água. Já nos menores, um copinho é suficiente.

Em varandas onde bate muito sol, são mais indicadas as flores:
- Ixora,
- Buxinho
- Azaléa
- Onze horas
- Gerânio

Já para varandas sem muito sol, se desenvolvem melhor as plantas de meia sombra, como:
- Violeta africana
- Antúrio
- Peixinho
- Lírio da paz
- Scheflera
- Begônia




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

Clebio disse...

olha eu gostaria muito de falar com você nao sei se é possivel,sou de um projeto por nome desafio jovem,eu gostaria muito da sua atenção.