Jardim suspenso

http://www.umacomunicacao.com.br/plantas/admin/images/285.jpg http://colunas.casaejardim.globo.com/files/783/2009/03/hera.jpg

Se você dispõe de pouco espaço para suas plantas, pense na possibilidade de um jardim suspenso. Mas há outras opções: basta ter um terraço com treliça ou então um pátio protegido por vidro ou ainda um corredor bem iluminado - em todos esses casos as plantas suspensas também ficarão lindas. E o que plantar? Experiemente os gerânios pendentes, as alamandas, buganvilleas, heras, etc. Quando a iluminação é boa - elas ficam ótimas, por exemplo, junto a uma janela. Você precisará cuidar um pouco mais delas: por ficarem suspensas, elas costumam ressecar bastante.

Como cuidar de pendentes:

Qualquer planta, por mais bem cuidada que seja, um dia começa a apresentar queda de folhas. Para manter as plantas sempre viçosas e com ramos densos e uniformes, uma boa solução é podar os ramos que crescem junto à borda do vaso. Mesmo que isso lhe pareça drástico, saiba que é um excelente remédio para que a folhagem revigore, tornando-se novamente cheia e espessa.
Se preferir uma medida menos radical, faça a poda por etapas. Comece retirando 1/3 dos ramos. Quando as folhas novas brotarem, pode mais 1/3, e assim por diante, até que a planta esteja totalmente recuperada. Quando a folhagem ficar rala no topo do vaso, uma solução é podar a ponta dos ramos mais compridos e enterrá-los novamente no vaso, no meio dos galhos já enraizados. Os caules pelados ficarão encobertos e o aspecto geral da folhagem melhorará. Também as trepadeiras que crescem apoiadas em tutores costumam apresentar problema de queda de folhas, principalmente na base, próximo ao solo.Nesse caso, você pode deixar a planta crescer até uns 20 a 30cm acima do tutor e depois orientá-la em direção à terra do vaso, amarrando-a no tutor. Isso não só recobrirá os ramos desnudos como acelerará o crescimento da planta. Para que a poda seja realmente eficaz, revigorando a aparência geral da folhagem, é importante que você leve em consideração as novas exigências da planta.


LUZ: quando podada, a trepadeira necessita de uma quantidade de luz ligeiramente maior, para desenvolver-se com mais rapidez. Isto ocorre porque as folhas restantes – em menor número – terão de captar a energia suficiente para o crescimento da planta.


ADUBAÇÃO: na época da poda, procure adubar com mais frequência sua trepadeira. Depois que o crescimento tiver voltado ao ritmo normal, volte também a quantidade habitual de adubo.


ÁGUA: ao contrário do que ocorre com a quantidade de luz e adubo, a planta podada necessita de menos água. Mantenha-a ligeiramente úmida, mas evite as regas em excesso.



Fonte da Pesquisa: http://www.ceplac.gov.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

2 comentários:

curso cura planetaria disse...

ola Sonya. gostei muito de seu blog.parabens. suas plantas sao lindas!oque eu gostaria de saber é que sera que eu posso fazer mudas atravez da hidroponia e depois transferi-las para terra, pois estou querendo fazer esse trabalho.voce pode me responder? obrigada.
graça
Ilha Comprida sp

curso cura planetaria disse...

Um bom fim de semana para voce.
abraços graça