Manutenção de espécies de varandas e espaços internos

Além de escolher corretamente as espécies para ambientes internos e varandas, é muito importante saber cuidar das suas plantinhas.

A manutenção das espécies de sombra exige menos trabalho, pois normalmente elas não precisam de tanta rega quanto as de sol.

Suas folhas são resistentes, duráveis e levam muito tempo para secar. Diversas espécies possuem as folhas naturalmente brilhantes e, se você conseguir mantê-las limpas, elas ficarão ainda mais bonitas.

Para tentar ajudá-los nessa tarefa, vão aqui algumas dicas:

- Espécies de sombra normalmente precisam de pouca água. Isso vale para o Alplenium, Pacová, Zamioculca, Chamaedoreas, bromélias, samambaias, orquídeas etc. Todas elas podem ser regadas somente 1 vez por semana. A quantidade de água vai variar de acordo com o tamanho da planta.


De cima para baixo: Zamioculca, bromélia e orquídea.

- Elas devem estar sempre com suas folhagens limpas. Passe um pano limpo e úmido pelo menos 1 vez ao mês. Se tiver a possibilidade de fazer toda semana, melhor ainda. Você verá como sai sujeira de poluição no pano. Essa limpeza ajuda a espécie a respirar e previne o aparecimento de pragas, como cochonilhas e pulgões.

- Não há necessidade de adubação constante. Se você colocar adubo uma vez a cada 4 meses, ela já ficará bastante vistosa. Apesar disso, o solo deve ser bem drenado e sua composição, diferenciada. Seu paisagista ou agrônomo saberão fazer o plantio da maneira adequada.

- Um preocupação constante é o surgimento de fungos, que podem ser identificados pela coloração amarelada da folhagem ou pelo cheiro ruim na terra, ocasionado pelo excesso de água. Se isso acontecer, diminua a quantidade de água ou aumente o intervalo de dias entre uma rega e outra.

- Indico que uma vez ao mês seja feita uma manutenção com jardineiro especializado (de alguma empresa ou paisagista de sua confiança). Ele poderá identificar a existência de pragas e fará a adubação nas épocas correta.



Fonte da Pesquisa: http://blogdepaisagismo.lopes.com.b

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei saber um pouco mais dessa primeira planta que é a que eu tenho aqui em casa.

Obrigada pelas informações!


Beijos