Astrapéia (Dombeya wallichii)

Astrapéia, Dombeya wallichii, Astrapaea wallichii, , Dombéia, Astrapéia-rosa, Flor-de-abelha


Nome Popular: Astrapéia, Astrapéia-rosa, Flor-de-abelha

Origem: Madagascar


A astrapéia é uma arvoreta ou arbusto perene, de ótimas características ornamentais, que se espalhou pelo mundo por sua exuberância e popularidade. Apresenta um porte pequeno para um árvore, alcançando cerca de 2 a 5 metros de altura. As folhas são grandes, de cor verde brilhante e pubescentes na página inferior. As flores surgem no outono e inverno, e são sustentadas por longos pedúnculos, pendentes e com numerosas flores de cor rosa a avermelhada, ricas em néctar e delicadamente perfumadas. Produz frutos do tipo cápsula, que se dividem em cinco partes.

Ela é uma árvore de rápido crescimento e baixa manutenção, que se destaca principalmente em plantios isolados, mas que pode ser parcialmente sombreada por outras árvores ou construções. As inflorescências pendentes atraem muitas abelhas e possuem perfume agradável e suave, que lembra o coco. As flores velhas permanecem nos ramos, adquirindo uma cor amarronzada e devem ser removidas para um melhor aspecto da planta. Além disso essas flores velhas podem desprender um odor desagradável e atrair moscas. Com podas regulares de formação, é capaz de adquirir porte e formato arbustivo. Há diversos híbridos comerciais disponíveis.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sendo de clima subtropical, a folhagem da astrapéia não é muito resistente a geadas fortes. Fertilizações na primavera e verão estimulam um crescimento saudável e florações exuberantes. Multiplica-se por sementes e mais facilmente por alporquia e estaquia de ramos semi-lenhosos ou de ponteiros.


Fonte (s): Guia Plantebem

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: