Bonina (Bellis perennis)



Nome Popular: Bonina, margarida, margarita, margarida-vulgar, margarida-menor, Margarida-comum, Margarida-inglesa, Bela-margarida, Sempre-viva, Margaridinha, Mãe-de-família, Margarida-rasteira, Rapazinho, Rapazinhos, Bonita, Margarida-dos-prados

Origem: Europa e Ásia

A bonina é uma planta herbácea, florífera e perene, conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Suas folhas são verdes, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dipostas em roseta basal. Suas flores despontam acima da folhagem, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante. Floresce durante todo o ano, dependendo da época de plantio. Há variedades com inflorescências de corola simples ou dobrada.

Esta alegre e delicada margarida, que mais parece um pom-pom nas variedades dobradas, é usualmente utilizada em bordaduras e maciços, assim como em vasos e jardineiras. Suas flores apresentam hastes fortes e são bastante duráveis.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno. A despeito disso, não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração. Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo. Multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos.


Fonte (s): Guia de Plantas e Flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: