Cacto Parafuso (CEREUS PERUVIANUS - TORTUOSUS)


FAMÍLIA: Cactaceae

NOME CIENTÍFICO: Cereus peruvianus – variedade tortuosus.

NOME COMUM: Cacto parafuso.

ORÍGEM: América do Sul, possivelmente Peru.

O “cacto parafuso” se desenvolve, naturalmente, na forma espiral. A espiral pode ser no sentido horário ou anti-horário, numa mesma planta. As razões para esta diversificação não são conhecidas.

O número de costelas por haste varia de 4 a 9, formando um efeito de alta plasticidade. As plantas podem ter uma ou muitas hastes.

É indicado para cultivo em ambiente interno ou externo. Quando cultivado em vasos, o porte da planta irá depender do espaço do vaso para o desenvolvimento das raízes e crescimento da planta.

A irrigação da planta em vasos deve ser feita uma vez por mês. Utilizar meio litro de água por vez. A água pode ser colocada diretamente sobre a planta, auxiliando na remoção de pó e mantendo a planta mais vistosa. Se mantida na rua e recebendo chuva, não há necessidade de molhar. A natureza irá cuidar dela. Não tolera água acumulada. Evitar prato sob o vaso.

As flores são em número variável e surgem no final da primavera-verão: maravilhosas, grandes, branco com lilás e se abrem à noite. A razão das flores abrirem à noite é para permitir que sejam fecundadas por insetos e pássaros noturnos. O fruto tem a forma e tamanho de uma maçã e quando maduro tem a cor avermelhada. Devido ao formato e à cor avermelhado também é chamado de “maçã dos Andes”. Os frutos apresentam um grande número de pequenas sementes em seu interior.

Quando cultivados em ambientes internos ou externos, destacam-se por suas formas exóticas criando um diferencial marcante para residências e jardins.


Fonte da Pesquisa: http://www.floresbelas.com.br/2009/06/

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

2 comentários:

alberto disse...

Alguns cactos parafusos são mais grossos e apresentam pequenos espinhos.
Outros são finos e têm os espinhos mais desenvolvidos. Qual a diferença? São de espécies diferentes ? Os parafusos mais
grossos são tortuosos, os outros, não.

alberto disse...

Alguns cactos parafusos são mais grossos e apresentam pequenos espinhos.
Outros são finos e têm os espinhos mais desenvolvidos. Qual a diferença? São de espécies diferentes ? Os parafusos mais
grossos são tortuosos, os outros, não.