Vaso de barro ou terracota

Como escolher o melhor vaso, considerando o local e a planta, nos mais variados ambientes? Esta preocupação tem fundamento, porque o vaso tem que ser adequado às plantas e também pode valorizar o ambiente, sendo um elemento de decoração muito utilizado atualmente.

As opções são muitas e atendem a todos os gostos e “bolsos”.

O vaso de barro e terracota é o mais fácil de encontrar e existe uma grande quantidade de modelos, que podem ser de piso, parede ou mesmo pendentes (presos ao teto).


Vaso de terracota pintura creme

Os vasos possuem pratos feitos sob medida para cada modelo. Para ambiente interno onde a água tem que ser recolhida, seria bom que você comprasse o conjunto vaso+prato, garantindo a harmonia da peça. Quando o prato é improvisado, ou seja, não faz parte do conjunto, a estética do seu paisagismo ficará comprometida.

Os vasos de terracota devem ser impermeabilizados internamente (com produto adequado facilmente encontrado em lojas de material de construção) e podem ser pintados com tinta acrílica ou látex na cor que mais combinar com o ambiente. Para não errar, o prato pode receber o mesmo acabamento que você escolher para o vaso.

Em vasos de barro, o ideal é plantar espécies de plantas de pequeno e médio porte, que ficam muito delicadas nestes vasos. Espécies de grande porte ou que tenham raízes agressivas devem ser evitadas, pois o barro não tem resistência para suportar o crescimento destas raízes, nem o peso de plantas que ainda crescerão muito. Nestes casos, o vaso pode quebrar com o tempo.


Vaso de terracota pintura branca




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: